Preparo de amostras de plasma seminal de bÚfalos para determinação de minerais

  • glaucia mota bragança
  • Rinaldo Batista Viana
  • Elyzabeth da Cruz Cardoso
  • Bruno Moura Monteiro
  • Cláudio Vieira Araújo
  • Gunnar Colombi Paz
  • Damazio Campos Souza

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar dois procedimentos de preparo de amostras de plasma seminal de búfalos para determinação de minerais. O primeiro (procedimento 1) seguiu uma técnica recomendada para análise de minerais no plasma sanguíneo, enquanto o segundo (procedimento 2) seguiu uma técnica para determinação mineral em tecidos animais. Em ambos os procedimentos, a determinação do fósforo foi efetuada por fotocolorimetria e os demais minerais, por espectrofotometria de absorção atômica em chama. No procedimento 1, ácido tricloroacético foi utilizado para desproteinização do plasma seminal. O sobrenadante dessa reação foi retirado para ser analisado com as devidas diluições em água deionizada. No procedimento 2, o plasma seminal foi queimado a 560 °C, para que as cinzas formadas fossem solubilizadas em ácido nítrico 50 e 10%, e diluídas em água deionizada. Para determinar a técnica recomendada, serão considerados os menores coeficientes de variação. Concluiu-se que o procedimento 1 foi o mais indicado para as análises de fósforo e magnésio, pois apresentou valores médios com menores coeficientes de variação e desvios padrão. Para cálcio, cobre, ferro, zinco, manganês e ferro, ambos os procedimentos testados demonstraram resultados equivalentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

glaucia mota bragança

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2006). Tem experiência na área de vigilância sanitária, meio ambiente defesa sanitária animal.

Rinaldo Batista Viana
Médico Veterinário, graduado pela Faculdade de Veterinária (FAVET/UECE) , Mestre em Clínica Veterinária e Doutor em Reprodução Animal pela Faculdade de Medicina Veterináira e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto da Saúde e Produção Animal da Universidade Federal Rural da Amazônia (ISPA/UFRA), Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da UFRA e Tutor do Programa de Educação Tutorial em Medicina Veterinária, PETVet/UFRA. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Sanidade e Reprodução de Ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: inseminação artificial em tempo fixo e andrologia em bovinos e bubalinos, interação da nutrição versus reprodução animal, bem como sanidade de ruminante
Elyzabeth da Cruz Cardoso

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1997). Recebeu o título de Laboratory Training In Mineral Research pela Universidade da Flórida. Atuou na Amazônia por 23 anos onde desenvolveu diversos projetos de pesquisa em deficiência e nutrição mineral e produção animal, com ênfase na espécie bubalina. Como professora/pesquisadora orientou na iniciação científica, no mestrado e no doutorado, sendo responsável por diversas disciplinas em mais de um curso de Graduação e de Pós-Graduação. Na extensão também desenvolveu projetos de atendimento a comunidade, sobretudo no que se refere a análises bromatológicas em alimentos e alimentação. Atualmente é professora da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense atuando na graduação do curso de Medicina Veterinária, no Mestrado/Doutorado de Clínica e Reprodução Animal com atividades de pesquisa e extensão na espécie ovina

Bruno Moura Monteiro

Médico Veterinário pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2007), Especialista em Bovinocultura de Corte pela Universidade Norte do Paraná (2008) e Mestrado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2011). Doutorando em Reprodução Animal (VRA-FMVZ/USP). Tem experiência em Clínica Médica, Cirurgia, Reprodução e Produção de bovinos, bubalinos e suínos.

Cláudio Vieira Araújo

possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1997) e Licenciatura em Biologia pela Fundação Educacional de Lavras - Instituto de Ciências Artes e Humanidades (1994), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop. É professor e orientador do curso de Pós Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Mato Grosso e colaborador do programa de pós graduação em Saúde Animal na Amazônia da Universidade Federal do Pará . Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação genética, parâmetros genéticos, interação genótipo ambiente, produção, ruminantes.

Gunnar Colombi Paz

granduando em Medicina Veterinária pela Ufra. Bolsista IC PIBIC CNPq.

Damazio Campos Souza

granduando em Medicina Veterinária pela Ufra. Bolsista PET Sesu/MEC

Publicado
2012-04-19
Seção
Artigos Científicos

Artigos mais lidos do (s) mesmo (s) autor (es)