Caracterização do nível tecnológico da pecuária bovina na Amazônia Brasileira

  • Marcos Antônio Souza dos Santos Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH)
  • José de Brito Lourenço Júnior
  • Antônio Cordeiro de Santana
  • Alfredo Kingo Oyama Homma
  • Stefano Juliano Tavares de Andrade
  • André Guimarães Maciel e Silva

Resumo

O artigo avalia o nível tecnológico dos sistemas de produção de bovinos na Amazônia Brasileira. A partir dos dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram calculados 15 indicadores de adoção de tecnologias para cada um dos municípios da Amazônia Brasileira, submetidos à análise fatorial por componentes principais para estimação do índice tecnológico da pecuária bovina. Foram extraídos cinco fatores denominados de Pecuária tradicional; Manejo de pastagens; Pecuária integrada; Tecnologias de reprodução e Qualidade do leite. A hierarquia dos fatores evidencia que a adoção de tecnologias tradicionais relacionadas ao uso extensivo de pastagens, suplementação com sal mineral e o cumprimento de vacinações obrigatórias predominam frente às tecnologias inovadoras que compõem os outros quatro fatores e cuja adoção ainda é incipiente entre os pecuaristas regionais. Constatou-se que 54,48% dos municípios possuem uma pecuária bovina com baixo nível tecnológico e apenas 9,34% níveis tecnológicos mais elevados. O estado de Mato Grosso possui o maior número de municípios com pecuária bovina de maior nível tecnológico, seguido por Rondônia, Tocantins e o estado do Pará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Souza dos Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH)
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA, 1997) com especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 1999), mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia (UNAMA, 2002) e doutorado em Ciência Animal na área de Gestão de Sistemas de Produção Animal pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2017). Entre 1997 e 2009 foi Técnico Científico do Banco da Amazônia, desenvolvendo atividades nas áreas de estudos econômicos, planejamento e desenvolvimento regional e, entre 2006 e 2009, coordenou a Área de Estudos Econômicos e Regionais. No período 2002-2009 foi professor da Universidade da Amazônia (UNAMA) e do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM), atuando em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Economia, Agronegócios, Finanças e Meio Ambiente. Desde 2009 é professor do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), onde ministra disciplinas da área econômica nos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia. Possui experiência nas áreas de Economia do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais; Economia e Gestão do Agronegócio; Política, Planejamento e Desenvolvimento Regional e Métodos Quantitativos em Economia. Atualmente é Pró-Reitor Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFRA.
Publicado
2017-07-08
Seção
Artigos Científicos