O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto da submissão está em formato solicitado e segue os padrões e requisitos descritos em Política Editorial, disponíveis na aba Sobre a Revista.
    Os textos devem ter, no máximo, 20 páginas para Artigos Originais e Artigos de Revisão e até 10 páginas para Comunicações.
  • Verifique se sua Carta de Apresentação está de acordo com o Modelo.
  • Verifique se sua Página de Metadados está de acordo com o Modelo e na mesma ordem para a publicação entre seus autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção propriedades do Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Diretrizes para Autores, na seção Autoria.
  • Os dados dos autores devem ser preenchidos somente na Carta de Apresentação, na Declaração de aprovação pelo Comitê de Ética, na Declaração de aprovação da pesquisa pelo CEUA, na Página de Metadados, na Declaração de transferência de direitos autorais e durante a submissão. No sistema de submissão, utilizar "incluir autor".
  • Preencher metadados também em inglês. Para tanto, clicar em editar metadados, mudar o idioma para o inglês e inserir o titulo em inglês, abstract e keywords. Salvar e continuar a submissão.
  • Não é aceito a citação de boletins ou resumos publicados em eventos científicos.
  • Utilize "p" minúsculo e itálico para indicar probabilidade estatística: se houve diferença use p < 0,05 ou p < 0,01; se não houve diferença  use p > 0,05 ou p > 0,01.
  • O que não está previsto nas normas será dirimido pela Equipe Editorial ou editor de Área.
  • Em comentários do autor informar (em poucas palavras): relevância do estudo e problema; principal achado do estudo; contribuição do estudo; se o trabalho é original e se os resultados são parciais ou preliminares.
  • Assumo o compromisso de atuar como avaliador de manuscritos submetidos a Revista de Ciências Agrárias, emitir parecer fundamentado e dentro do prazo solicitado pela Revista.

Diretrizes para Autores

Lembre-se que um dos critérios para ser aceito para tramitação é enviar o arquivo do trabalho, a página metadados (com a mesma ordem de apresentação para publicação) e a carta de apresentação.

Os autores devem garantir que os trabalhos submetidos à revista de Ciências Agrárias (Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences) não tenham sido publicados anteriormente, e não estejam sendo apresentados para publicação em outra revista.

O conteúdo dos trabalhos submetidos à publicação na Revista de Ciências Agrárias (Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences) é de responsabilidade exclusiva de seu (s) autor (es).

Tipos de trabalho

A Revista de Ciências Agrárias (Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences) aceita submissões de Artigos Originais, Artigos de Revisão e
Comunicações (Notas Científicas e Técnicas). Os trabalhos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol. Os artigos submetidos ou que serão publicados em inglês, depois de aceitos para publicação, devem ser acompanhados de um certificado de revisão ou tradução (como arquivo suplementar). Todos ostrabalhos, independentemente do tipo, devem estar de acordo com as “Diretrizes aos Autores”. Trabalhos submetidos fora das normas da revista serão reavaliados uma única vez.

Artigos Originais: devem conter até 20 páginas, incluindo, referências, figuras e tabelas; devem apresentar as seguintes seções: Título em português, título em inglês, Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências. Os títulos de cada seção devem ser numerados sequencialmente, a partir da introdução (à exceção do tópico Referências), grafados em negrito e com letras iniciais maiúscula, e justificados à esquerda. Não são aceitos subtítulos.

Artigos de Revisão (a convite da RCA/AJAES): devem conter até 20 páginas,incluindo figuras e tabelas; devem apresentar: Título em português, Título em inglês, Resumo, Palavras-chave, Título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Desenvolvimento (caso seja necessário, pode incluir subtítulos), Considerações finais e Referências. Os títulos de cada seção devem ser numerados sequencialmente, a partir da introdução (à exceção do tópico Referências), grafados em negrito e com letras iniciais letra maiúscula, e justificados à esquerda.

Comunicações (Notas Científicas/Técnicas): não devem exceder 10 páginas, incluindo figuras e tabelas; as normas para elaboração são as mesmas de artigo original, exceto nos seguintes pontos: o Resumo deve conter 150 palavras; o trabalho deve conter, no máximo, 10 páginas; e o número de referências deve limitar-se a 15. Quando a Nota for redigida em português, deve conter também Abstract e Keywords e, quando redigida em inglês, deve conter também Resumo e Palavras-chave.

Autoria e documentos suplementares exigidos

A autoria deve ser limitada àqueles que participaram e contribuíram substancialmente para o trabalho. Para elaboração da contribuição dos autores (item obrigatório da página de metadados, sugerimos a leitura do Internacional Committee of Medical Journal Editors (http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-andresponsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html) e do sistema de especificação CRediT (Contributor Roles Taxononomy) que é mantido pelo Consortia for Advancing Standards in Research Administration Information (CASRAI).

Ressaltamos que são aceitos até seis autores no artigo. Todas as informações sobre os autores e suas afiliações devem ser inseridas somente na:

Cover letter (carta de apresentação): é item obrigatório e deve ser inserido como documento suplementar, que descreverá a importância do trabalho na área de atuação, qualificando-o para publicação na Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences, ressaltando a originalidade do mesmo, e que não está sendo apreciado por outras revistas. Os autores devem concordar com o seu conteúdo e submissão. 

Página de Metadados (colocar no sistema como documento suplementar), em que devem constar: título do trabalho no idioma principal (em inglês ou em português); título do trabalho no segundo idioma (em inglês ou em português); nome dos autores (com índice numérico para referenciar a afiliação e asterisco para sinalizar o autor correspondente) e ORCID (caso não tenha esse registro, acessar https://orcid.org/): os nomes dos autores devem estar tal como utilizado em trabalhos acadêmicos; afiliação de todos os autores (citar apenas uma afiliação para cada autor, sendo este o local onde o trabalho foi desenvolvido; inserir respectivos índices numéricos, relacionando autor e afiliação); autor correspondente -

Modelo: [* e-mail do autor correspondente (item obrigatório)]; contribuição dos autores (descrição da contribuição de cada autor para o trabalho levando em consideração a taxonomia das funções do Colaborador (CRediT, https://casrai.org/credit/): Conceituação, Curadoria de Dados, Análise Formal, Obtenção de Financiamento, Investigação, Metodologia, Administração do Projeto, Recursos, Software, Supervisão, Validação, Visualização, Escrita – Primeira Redação e Escrita – Revisão e Edição.

Para artigos em inglês considerar: Conceptualization, Data curation, Formal analysis, Funding acquisition; Investigation, Methodology, Project administration, Resources, Software, Supervision, Validation, Visualization, Roles/Writing - original draft, Writing -review & editing.

Modelo: [Antonio Dias: Conceituação, Análise Formal, Visualização, Escrita –Primeira Redação; Maria Cândido: Escrita – Revisão e Edição; Fernanda Cândido: Supervisão, Administração do Projeto e Recursos];

Agradecimentos:  Inclua instituições que, de alguma forma, possibilitaram a realização da pesquisa e/ ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os critérios necessários à caracterização de coautores;

Fontes de financiamento (devem ser indicadas, caso o trabalho tenha recebido auxílio financeiro). Informar o tipo de auxílio, o nome do agente financeiro e o número do processo. Caso o trabalho não tenha recebido financiamento, por favor, declare “Não houve fonte de financiamento”);

Conflito de interesse: caso haja, os autores devem informar, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes. Se não houver, declarar por escrito: “os autores declaram não haver conflito de interesse”.

-Declaração de aprovação pelo Comitê de Ética: Em caso de pesquisas que envolvam animais e/ ou seres humanos, é obrigatória a inclusão de declaração de que todos os procedimentos foram aprovados pelo comitê de ética em pesquisa da instituição a que se vinculam os autores ou, na falta deste, por um outro comitê de ética em pesquisa indicado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 196 de 10/10/96 sobre pesquisa envolvendo seres humanos. DOU 1996 Out 16; nº 201, seção 1:21082- 21085). No caso de autores de outros países, os artigos deverão estar em conformidade com a Declaração de Helsinki e com as normas éticas locais.

-Declaração de aprovação da pesquisa pelo CEUA (Comitê de Ética com Uso de Animais): Se o trabalho envolver a utilização de animais vivos, faz-se necessário enviar à Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences a declaração de aprovação da pesquisa pelo CEUA. O não envio deste documento invalidará a tramitação do trabalho nesta revista. Em estudos experimentais envolvendo animais, os preceitos do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA) devem ser respeitados. O documento deverá ser anexado no sítio eletrônico do periódico, no ato da submissão como documento suplementar.

Vale ressaltar que os autores e suas respectivas afiliações não devem ser incluídos no arquivo do trabalho (corpo do texto), visando garantia da avaliação duplo-cega, que este periódico adota. Além disso, devem ser retiradas todas as propriedades dos arquivos enviados.

Formato e preparação do manuscrito

Todos os arquivos devem estar completos e revisados, segundo as “Diretrizes para autores” desta revista. Devem ser preparados utilizando o editor de texto Microsoft Word 2007 ou posterior, conforme as seguintes especificações:

-Folha tamanho A4 (210 x 297 mm)

-Margens de 3 cm

-Recuo de parágrafos de 1,25 cm

-Espaçamento 1,5 entre linhas

-Formatação em coluna única

-Fonte Times New Roman, tamanho 12

-Numeração sequencial de páginas na parte superior direita em algarismos arábicos

-Figuras e tabelas devem estar inseridas no corpo do documento, em posição que proporcione o melhor fluxo de leitura, lembrando que as mesmas precisam conter legenda em dois idiomas, inglês e português.

Estrutura e organização dos manuscritos

Cada trabalho deve apresentar os itens a seguir, de acordo com seu tipo. O trabalho não deve ser identificado e, portanto, não deve conter nome (s) de autor (es) ou quaisquer outros itens que o(s) identifique(m). Os dados de autoria devem ser reservados para a Página de Metadados e outros documentos acima mencionados.

Título no idioma principal do trabalho: deve ser conciso e indicar o conteúdo do trabalho; deve estar centralizado, em negrito e somente com a primeira letra da sentença em maiúscula; não deve ser iniciado com palavras como “efeito”, “influência” ou “avaliação”; não deve possuir subtítulo, sigla ou fórmula; não deve conter nome científico, exceto de espécies pouco conhecidas (neste caso, apresentar somente o nome binário); não deve ultrapassar o limite de 15 palavras; deve conter palavras que facilitem a recuperação do trabalho por índices desenvolvidos por bases de dados que catalogam a literatura.

Título no segundo idioma do trabalho: estando o trabalho em português, o segundo título deve ser apresentado em inglês e vice-versa; deve ser inserido logo após o primeiro título e ser construído com as mesmas indicações atribuídas ao Título no idioma original do trabalho.

Resumo e Abstract: Devem conter no máximo 250 palavras cada um, ser elaborado com frases sucintas e em um só parágrafo; não devem repetir o título; cada frase deve ser uma informação; não devem apresentar citações; devem ser iniciados por uma breve frase introdutória, que justifique o trabalho, seguida pelos objetivos, objeto estudado, resultados mais importantes e conclusões; toda e qualquer sigla deve vir precedida da forma por extenso. Todo trabalho deve conter Resumo (em português) e Abstract (em inglês).

Palavras-chave e Keywords: Devem respeitar o limite mínimo de três e máximo de cinco, tanto em português quanto em inglês; devem estar grafadas em minúsculas, separadas por vírgulas, sem ponto final, com informações que permitam a compreensão e a indexação do trabalho; não são aceitas palavras que já constem no Título. Todo trabalho deve conter Palavras-chave (em português) e Keywords (em inglês).

Introdução: explanação de forma clara e objetiva do problema investigado ou das hipóteses do trabalho; não deve ultrapassar duas páginas; deve abordar a pertinência e relevância do trabalho, além de conter apenas citação de referências específicas, visando estabelecer relação com trabalhos publicados sobre o assunto; no final da Introdução, como último parágrafo, deve-se apresentar a hipótese científica e os objetivos do estudo.

Material e Métodos: devem apresentar a seguinte sequência lógica: descrição do local, período de realização da pesquisa, delineamento experimental e tratamentos, materiais e técnicasutilizadas, análise estatísticautilizada,bemcomoastransformações dos dados; tratamentos e variáveis devem ser bem detalhados. Deve-se evitar o uso de abreviações ou siglas e técnicas e procedimentos de rotina devem ser apenas referenciados. As informações deste tópico devem ser suficientes para que outros pesquisadores possam repetir o experimento.

Desenvolvimento (exclusivo para Artigos de Revisão): deve ser escrito de forma crítica, apresentando a evolução do conhecimento, as lacunas existentes e o estado atual da arte, com base no referencial teórico disponível na literatura coligida. Pode conter subtítulos, caso seja necessário.

Resultados e Discussão: devem interpretar os resultados do trabalho de forma consistente, evitando comparações desnecessárias, isto é, as novas descobertas devem ser confrontadas com o conhecimento já obtido; comparações, quando pertinentes, devem ser discutidas e redigidas de forma a facilitar a compreensão do leitor; dados não apresentados não podem ser discutidos; tabelas e figuras não devem ser repetidas, no entanto, todos os seus dados devem ser discutidos; deve-se evitar o uso de nomes de variáveis e tratamentos abreviados. Resultados podem ser apresentados como uma subseção do texto ou juntamente com a discussão.

Conclusões: devem ser apresentadas em frases sucintas, sem comentários adicionais, com o verbo no presente do indicativo; não devem ser uma repetição dos resultados e devem responder aos objetivos expressos no trabalho; não podem consistir em um resumo dos resultados; devem apresentar as novas descobertas da pesquisa.

Citações no corpo do texto: Se o (s) autor (es) for (em) citado (s) entre parênteses, deve (m) estar (em) apenas com a letra inicial maiúscula, separadas por ponto e vírgula e em ordem cronológica.

  • Exemplos: (Reis & Fernandes, 2009); mais de dois autores (Reis et al., 2009).

Quando o nome do autor estiver incluído na sentença (frase/oração), deve estar grafado com as iniciais maiúsculas e com a indicação da data.

  • Exemplo: Reis & Fernandes (2009).

Para mais de dois autores, em citações dentro ou fora dos parênteses, deve-se apresentar o primeiro nome seguido da expressão “et al.”.

Toda a referência utilizada e citada no texto deverá, obrigatoriamente, estar na lista de referências, assim como, toda a lista de referências deve estar citada no texto.

Referências: Devem estar de acordo com as normas da ABNT NBR 6023:2018 (abaixo seguem alguns exemplos); devem respeitar a seguinte formatação: espaçamento simples, separadas por um espaço simples, com alinhamento justificado, listadas em ordem alfabética pelo sobrenome; devem contemplar toda e somente a bibliografia citada no texto; o trabalho deve possuir, no máximo, 25 referências para artigo científico, 30 para artigo de revisão e 15 para comunicações, sendo 70 % das referências oriundas de periódicos recentes (últimos cinco anos).

Exemplos:

-Livro impressos

SARRUGE, J. R.; HAAG, H. P. Análises químicas em plantas. Piracicaba: ESALQ, 1974. 56 p.

-Capítulo de livro

WILLIAMS, E. S. Canine distemper. In: WILLIAMS, E. S.; BARKER, I. K. (Eds.). Infectious diseases of wild mammals. 3. ed. Ames: Iowa State University Press, 2001. p. 50-58.

-Periódicos

KOUTINAS, A. F.; POLIZOPOULOU, Z. S.; BAUMGAERTNER, W.; LEKKAS, S.; KONTOS, V. Relation of clinical signs to pathological changes in 19 cases of canine distemper encephalomyelitis. Journal of Comparative Pathology, v. 126, n. 1, p. 47- 56, 2002. DOI: 10.1053/jcpa.2001.0521.

OBS: a partir de novembro de 2020 é obrigatório informar o doi dos artigos, caso possuam.

-Programas estatísticos
R development core team. R: a language and environment for statistical computing. Vienna: R Foundation for Statistical Computing. Disponível em: https://www.r-project.org/. Acesso em: 01 jan. 2020.

-Publicações eletrônicas

SILVA, M. S.; SILVA, L. R. D.; SILVA, S. M.; SOBRINHO, R. S. D. Qualidade de jaca dura (Artocarpus heterophylus) minimamente processada armazenada em diferentes temperaturas. João Pessoa: Sindicato dos Engenheiros da Paraíba, 2009. Disponível em: http:/www.sengepb. com.br/site/wpcontent/uploads/2009/12/t023.pdf. Acesso em: 5 maio 2010.

-Legislação

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria no 27, de 13 de janeiro de 1998. Aprova o Regulamento Técnico referente à Informação Nutricional Complementar (declarações relacionadas ao conteúdo de nutrientes). Diário Oficial da União, Brasília (DF): Imprensa Nacional, 16 jan. 1998.

Tabelas: Devem estar numeradas com algarismos arábicos, apresentadas no decorrer do texto; os títulos das tabelas iniciam-se com a palavra Tabela seguida da numeração em algarismos arábicos, com ponto e em negrito, devem conter sempre um título autoexplicativo, claro e conciso; título no segundo idioma do trabalho: estando o trabalho em português, o segundo título deve ser apresentado em inglês e vice-versa; não devem ser utilizadas linhas verticais; não devem possuir letras sobrescritas em seus valores; linhas horizontais devem aparecer para separar o título do cabeçalho e este do conteúdo, além de uma ao final, na base da tabela; devem ser editadas em Microsoft Word® 2007 ou posterior; não devem ser importadas do Excel® ou Powerpoint®; elementos enviados no formato de imagem não serão aceitos e acarretarão atrasos na avaliação e na publicação do trabalho; cada valor presente na tabela deve ser digitado em células distintas, centralizado e alinhado; as tabelas devem ser dimensionadas da seguinte forma: largura de uma coluna (8 cm) ou de uma página (17 cm).

Figuras: São considerados figuras todos os gráficos, desenhos, mapas, diagramas e fotografias usados para ilustrar o texto; devem estar inseridas no corpo do texto, de modo que proporcionem melhor fluxo de leitura e compreensão do texto como um todo; caso haja texto dentro da figura, este deve acompanhar o idioma do trabalho e estar legível; as legendas das figuras iniciam-se com a palavra Figura seguida da numeração em algarismos arábicos, com ponto e em negrito, e posteriormente o respectivo título; toda figura deve ser citada no texto, apresentar legenda e fonte de origem; toda legenda deve indicar à que figura se refere; figuras não-originais (de outro autor ou trabalho) devem conter, após o título, a fonte de origem; devem ser dimensionadas da seguinte forma: largura de uma coluna (8 cm) ou de uma página 17 cm.; para fotos e mapas, coloridos ou não, deve-se utilizar resolução de 150 a 300 dpi; não serão aceitas figuras que repitam as informações das tabelas; fotos coloridas, quando imprescindíveis a critério da Equipe Editorial, serão, também, aceitas; não devem ser utilizadas linhas de borda na área de plotagem e nem na área do gráfico (figura); nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y devem ter iniciais maiúsculas, seguidas das unidades entre parênteses; título no segundo idioma do trabalho: estando o trabalho em português, o segundo título deve ser apresentado em inglês e vice-versa.

Uso de unidades: nos exemplosseguintes, o formato correto é o que se encontra no lado direito da igualdade: 10 horas = 10 h; 32 minutos = 32 min; 5 l (litros) = 5 L; 45 ml = 45 mL; l/s = L s-1; 27oC = 27 °C; 0,14 m3/min/m = 0,14 m3 min-1m-1; 100 g de peso/ave = 100 g de peso por ave; g por planta = g/planta; 2 toneladas = 2 t; mm/dia = mm d -1; 2x3 = 2 x 3 (com espaçamento); 45,2 - 61,5 = 45,2-61,5 (sem espaçamento). A unidade de % deve estar junto ao número (Ex.: 45%); quando, no texto, existirem valores numéricos seguidos, deve-se colocar a unidade somente no último valor (Ex.: 20 e 40 m; 56,0, 82,5 e 90,2%); quando for pertinente, deve-se deixar os valores numéricos com, no máximo, duas casas decimais; as grandezas devem ser expressas no SI (Sistema Internacional) e a terminologia científica deve seguir as convenções internacionais de cada área em questã.

Siglas e abreviações: se a sigla for lida como uma palavra e contiver mais de três letras, apenas a letra inicial deve ser grafada em maiúscula; nos demais casos (siglas até três letras e as que são lidas letra a letra, sem formar palavra) todas as letras devem ser grafadas em maiúsculas; o nome por extenso de uma instituição deve ter apenas a primeira letra de cada nome em maiúscula.

Termos em latim: Devem-se apresentar os termos em latim em itálico, exceto para o termo “et al.”

Termos estrangeiros: Devem ser mantidos em destaque somente termos específicos, ressaltados no manuscrito; palavras incorporadas à língua portuguesa não devem ser destacadas (Ex.: marketing, e-mail, software etc.).

Após conferir a formatação e ter preparado os arquivos de acordo com as recomendações acima, siga para a etapa de Submissão On-line (veja abaixo).

 

Submissão do manuscrito

Quando o artigo estiver de acordo com a “Política Editorial” e as “Diretrizes aos autores” desta revista, a submissão do mesmo deve ser feita por meio por meio do endereço eletrônico: http://periodicos.ufra.edu.br/index.php/ajaes/index. A Revista Ciências Agrárias/AJAES utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), sistema customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a partir do Open Journal Access (OJS) versão 3.1.1-2, desenvolvido pelo Public Knowledge Project. Neste sistema, o autor deve primeiro se cadastrar, para que obtenha login e senha de acesso.

Ao acessar o sistema, basta atentar-se aos dados a serem preenchidos e anexar os documentos necessários. Ressaltamos que é obrigatória a inserção do ORCID de todos os autores, durante a submissão. Ao finalizar a submissão, uma mensagem automática de confirmação é enviada ao autor, via e-mail.

Contato

Em caso de dúvidas, após a leitura destas “Diretrizes para autores”, recomenda-se a consulta ao mais recente número publicado pela revista. Os autores podem, ainda, comunicar-se com a Revista de Ciências Agrárias pelo e-mail ajaes.suporte@gmail.com ou amazonian.journal@ufra.edu.br.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.