Estudo da herança da capacidade de regeneração in vitro do feijão

  • Joana Neres da Cruz Baldissera
  • Giseli Valentini
  • Marlon Mathias Dacal Coan
  • Altamir Frederico Guidolin
  • Jefferson Luís Meirelles Coimbra

Resumo

Na cultura do feijão, a regeneração in vitro é um processo difícil e tem sido pouco utilizada, em razão da falta de conhecimento sobre controle genético da característica, aliado ao fato de esta leguminosa ser recalcitrante. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo da herança genética da capacidade de regeneração in vitro em populações de feijão obtidas a partir dos genitores Xan 159 e Pérola. As sementes foram levadas ao laboratório de cultura de tecidos, onde foram avaliadas quanto ao potencial de regeneração. Após a obtenção dos dados, foram calculadas as médias e as variâncias, e a partir destas foram estimados os componentes ambiental, genético e fenotípico, a herdabilidade e o número de genes. O genitor Xan 159 apresentou maior média. A interação alélica é não aditiva. O componente ambiental possui uma maior contribuição no fenótipo das sementes avaliadas. O valor encontrado para herdabilidade no sentido amplo foi intermediário. Contudo, pôde-se concluir que há contribuição do fator genético (efeitos aditivos e dominantes) na expressão da capacidade de regeneração in vitro do feijão. O efeito recíproco se mostrou importante para esta característica. A estimativa do número de genes detectou a influência de pelo menos um gene nuclear de efeito maior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Neres da Cruz Baldissera
Programa de Genética e Melhoramento-PGM
Giseli Valentini
Programa de Genética e Melhoramento-PGM
Marlon Mathias Dacal Coan
Programa de Genética e Melhoramento-PGM
Altamir Frederico Guidolin
Deptº de Agronomia, Instituto de Melhoramento e Genética Molecular da UDESC, IMEGEM. Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal.
Jefferson Luís Meirelles Coimbra

Deptº de Agronomia, Instituto de Melhoramento e Genética Molecular da UDESC, IMEGEM. Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal.

Publicado
2012-11-21
Seção
Artigos Científicos

Artigos mais lidos do (s) mesmo (s) autor (es)