Suplementação alimentar com carboquelato de cromo e efeito da densidade de estocagem em pacus

  • Rodrigo Yudi Fujimoto
  • Marcello Pardi de Castro
  • Flávio Ruas de Moares
  • Fabrício Menezes Ramos

Resumo

O objetivo foi avaliar o desempenho de pacus Piaractus mesopotamicus, alimentados com ração suplementada com cromo orgânico, mantidos em diferentes densidades de estocagem. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado com um esquema fatorial 4 x 2 x 3, correspondendo a quatro concentrações de cromo orgânico (0, 6, 12 mg kg-1, 18 mg kg-1 de ração), duas densidades de estocagem (4 e 20 kg m-3) e três períodos de coleta (30, 60 e 90 dias) com quatro repetições. Os resultados revelaram que não houve interferência do cromo orgânico no consumo de ração, no ganho de peso, no índice de conversão alimentar e na taxa de crescimento específico. O efeito da densidade de estocagem interferiu nos parâmetros de qualidade de água, com consequência no desempenho. As concentrações de cromo orgânico utilizados não foram suficientes para observar efeitos benéficos e  garantir melhor desempenho. Dessa  forma maiores concentrações de suplementação podem ser exigidos pelos pacus nessas condições de alta densidade de estocagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Yudi Fujimoto
Possui graduação em ZOOTECNIA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Aqüicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará - . Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Exigências Nutricionais dos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: peixe, peixes ornamentais, parasitas, pacu , pirarucu e parasitologia. Atualmente também é tutor do PET_PESCA-UFPA, campus de Bragança.
Marcello Pardi de Castro
Médico Veterinário (2006). Mestre em Patologia Animal pela Universidade Estadual Paulista, Unesp de Jaboticabal (2008). Atualmente é consultor em Aqüicultura, doutorando do programa de Patologia Animal e integrante do Grupo de Pesquisa em Ictiopatologia da Universidade Estadual Paulista, Unesp de Jaboticabal. Tem experiência na área de piscicultura, com ênfase em Ictiopatologia, diagnóstico e tratamento das enfermidades em peixes teleósteos. Atua principalmente nos seguintes temas: Imunoestimulantes, Inflamação, Microbiologia e Histopatologia .
Flávio Ruas de Moares
Possui graduação em Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (1976), mestrado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP (1981) e doutorado em Morfologia e Biologia Celular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP (1986). Atualmente é professor associado do Centro de Aquicultura da Unesp e Professor Titular da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Animal, atuando principalmente na área de Patologia de Organismos Aquáticos no que tange ao estudo de mecanismos de defesa e sua implementação na profilaxia de enfermidades bacterianas e parasitárias.
Fabrício Menezes Ramos
Graduado em Oceanografia na UNIVALI, mestrando em Ciêincia Animal, UFPA-Belém. Atualmente trabalhando com parasitologia, nutrição e produção de peixes ornamentais. Tem Experiência em cultivo de organismo marinho e organismos alimento.
Publicado
2012-03-12
Seção
Artigos Científicos