AVALIAÇÃO DE ALGORITMOS PARA DETECÇÃO DE MUDANÇAS DA COBERTURA TERRESTRE, USANDO IMAGENS TM/LANDSAT-5, NA ILHA DO FORMOSO, ESTADO DO TOCANTINS

  • Alan Kardec Elias Martins Universidade Federal de Viçosa (UFV). Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Vicente Paulo Soares
  • Elpídio Inácio Fernandes Filho
  • Ricardo Seixas Brites

Resumo

Quatro bandas do sensor TM/Landsat-5 (2,3,4 e 5), órbita-ponto 223/068 - obtidas em 1984 e as outras em 1998, foram utilizadas para avaliar mudanças ocorridas na cobertura da terra, na área de estudo localizada na Ilha do Formoso, Estado de Tocantins, Brasil. As técnicas da diferença e da razão entre bandas foram usadas nas análises, sendo os resultados avaliados quantitativa e qualitativamente. Verificam-se que estas técnicas foram eficientes na discriminação das classes de mudança e de não-mudança com ligeira superioridade para as bandas transformadas 3 e 5.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Kardec Elias Martins, Universidade Federal de Viçosa (UFV). Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Possui curso técnico profissionalizante em Técnico em Agrimensura pela Escola Técnica Federal de Goiás (1975). Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991), especialização em Planejamento Ambiental Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestrado em Ciência Florestal, área de concentração em Manejo floresta com ênfase em geoprocessamento e recuperação de Áreas Degradadas, pela Universidade Federal de Viçosa (1999), doutorado em Ciência Florestal , área de concentração em Meio Ambiente e Conservação da Natureza, pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Brasília - IFB/Diretor Administrativo do Campus Planaltina DF. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Meio Ambiente e Conservação da Natureza, atuando principalmente nos seguintes temas: Recuperação de Áreas Degradadas, Geoprocessamento, Avaliação de Impactos Ambientais, Caracterização Ambiental, Educação Ambiental, Sensoriamento Remoto, Planejamento Ambiental, Gestão Ambiental e Fragmentos Florestais. (Texto informado pelo autor)
Publicado
2016-02-04
Seção
Artigos Científicos