ESTRUTURA DA POPULAÇÃO DE MAÇARANDUBA (Manilkara huberi Standley) EM 84 ha DE FLORE STA NATURAL NA FAZENDA RIO CAPIM, PARAGOMINAS, Pa
Resumo
Foi feita uma analise da estrutura da população de Manilkara huberi Standley, corn informações sobre botânica, ecologia e importância comercial da espécie. O estudo foi desenvolvido em 84 ha da Fazenda Rio Capim, propriedade da Cikel Brasil Verde Madeiras Ltda., Paragominas, PA. Foi realizado um inventario a 100% de intensidade, medindo os indivíduos com DAP ≥ 45 cm da espécie. Foi feita a identificação das arvores, medição do DAP e avaliação visual da qualidade de fuste. Calculou-se a abundancia, dominância, volume e distribuição diamétrica. A espécie apresentou um estoque de aproximadamente 0,7 arvore.ha-1, correspondente a 0,32 m2.ha-1 e volume de 0,72 m3.ha-1 Esta representada em todas as classes diamétricas, com maior concentração de indivíduos no intervalo diamétrico de 45 a 84 cm. Observou-se que 89% das arvores de maçaranduba possuem fustes retos, bem formados e sem defeitos; 9% apresentaram alguns defeitos, com apenas 4 m de comprimento aproveitáveis; e apenas 2% das arvores possuem fustes danificados, podres ou com inclinação maior que 45°. A espécie apresentou estoque bem distribuído nas classes de tamanho e ocorre em abundancia na área estudada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista. Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais. Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista e à ajustes ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e do periódico. A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998).