EFEITO DE ÓLEOS E EXTRATOS AQUOSOS DE Azadirachta indica A. JUSS E Cymbopogon winterianus JOWITT SOBRE Nasutitermes corniger MOTSCHULS (ISOPTERA: TERMITIDAE)

  • Cristina Gomes Soares
  • Raimunda Nonata Santos de Lemos
  • Sandra Regina Sousa CARDOSO
  • Fabiola Rodrigues Medeiros
  • José Ribamar Gusmão Araújo

Resumo

Neste trabalho, avaliou-se o efeito de Azadirachta indica e Cymbopogon winterianus sobre Nasutitermes corniger. Os experimentos foram realizados no Laboratório de Entomologia da Universidade Estadual do Maranhão, em sala climatizada: temperatura 26 + 2ºC; 70 + 10% U.R. e escotofase contínua. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com sete tratamentos e dez repetições. Nos testes I e II, discos de papelão foram imersos em soluções contendo extratos aquosos e óleos de citronela e nim nas concentrações de 1%, 5% e 10% (p/v) e 0,1%, 0,2% e 0,3% (v/v), respectivamente, e colocados em recipientes com vinte cupins. Baseando-se nos resultados de mortalidade dos testes anteriores, foram selecionados para o teste III

os extratos aquosos de folhas de nim e citronela 5% (p/v) e os óleos na concentração de 0,2% (v/v). Neste ensaio optou-se por pulverizar os cupins além da imersão dos discos de papel nas referidas concentrações. A testemunha constituiu-se de água destilada. As avaliações foram realizadas com 4, 8, 24, 32, 48, 56 e 72 horas, contando-se o número de cupins mortos. O óleo de citronela apresentou melhor desempenho na mortalidade de N. corniger. Conclui-se que os produtos nas dosagens em que foram testados possuem ação de contato e ingestão para esses insetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-03-28
Seção
Artigos Científicos