Construção e desempenho de uma mesa de tensão simplificado para a determinação dos atributos physicohydric solo

  • Petrus Hubertus Caspar Rosa Peters Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência do Solo Graduação em Agronomia
  • Bruno Montoani Silva Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência do Solo Professor de Física e Conservação do Solo e Água
  • Geraldo César Oliveira Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência do Solo Professor de Física e Conservação do Solo e Água
  • João José Silva Junior Universidade Federal de Lavras Departamento de Engenharia Professor de Engenharia Ambiental
  • Érika Andressa Silva Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência do Solo Mestrado em Ciência do Solo
  • Samara Martins Barbosa Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência do Solo Mestrado em Ciência do Solo

Resumo

 

Para determinar os atributos do solo de retenção de água até -10 kPa, incluindo macroporosidade e microporosidade, mesa de tensão a areia tem sido proposto como uma alternativa de baixo custo e de alto desempenho para Büchner funis. Este estudo demonstra os procedimentos para a instalação, a calibração e validação de uma mesa de tensão construído com materiais de baixo custo, facilmente adquiridos. Foram coletadas amostras de 14 Oxissolos com estrutura preservada para avaliar a eficiência da mesa tensão construída, em comparação com funis de Buchner para a determinação do teor de água em potenciais de -2, -4 e -6 kPa. Não foram observadas diferenças significativas para a porosidade obtida utilizando a tabela de tensão em relação ao observado usando a unidade de sucção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Petrus Hubertus Caspar Rosa Peters, Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência do Solo Graduação em Agronomia

Departamento de Ciência do Solo

Física do Solo

Bruno Montoani Silva, Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência do Solo Professor de Física e Conservação do Solo e Água

Professor do Departamento de Ciência do Solo/ UFLA, inicio em 01/2013

Física do solo

Manejo do solo

Disponibilidade de água às plantas

Retenção de água no solo

 

Geraldo César Oliveira, Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência do Solo Professor de Física e Conservação do Solo e Água
Professor do Departamento de Ciência do Solo/ UFLA
João José Silva Junior, Universidade Federal de Lavras Departamento de Engenharia Professor de Engenharia Ambiental

Departamento de Engenharia

Engenharia de água e solo

Érika Andressa Silva, Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência do Solo Mestrado em Ciência do Solo

Departamento de Ciência do Solo

Física do Solo

Manejo e Conservação do solo

Samara Martins Barbosa, Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência do Solo Mestrado em Ciência do Solo

Departamento de Ciência do solo

Física do Solo

Manejo e Conservação do solo

Referências

ANDRADE, R. S. & STONE, L.F. O índice S como indicador da qualidade física de solos do Cerrado brasileiro. Revista Brasileira Engenharia Agrícola e Ambiental, v.13, p.382-388, 2009.

ALBUQUERQUE, J.A. REINERT, D.J; FIORIN, J.E. ; RUEDELL, J. ; PETRRE, C.; FONTINELLI, F. Rotação de culturas e sistemas de manejo: efeito do solo ao final de sete anos. Revista Brasileira da Ciência do Solo, Campinas, v. 19, p. 115-119. 1995.

BLAINSKI, E.; TORMENA, C.A.; GUIMARÃES, R.M.L.; NANNI, M.R. Qualidade física de um latossolo sob plantio direto influenciada pela cobertura do solo.Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.36, p. 79-87, 2012.

EMBRAPA. Manual de métodos de análises do solo. 2. ed. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura e do Abastecimento, 1997. 212 p.

FERREIRA, D.F. SISVAR 5.0. Sisvar: a computer statistical analysis system. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 35, n.6, p. 1039-1042, 2011.

HAINES, W.B. Studies in the physical properties of soil. J. Agric. Sci., v.20, p.97-116, 1930.

LIMA, H. V.; SILVA, A.P. Mesa de tensão com areia: procedimentos para montagem e validação. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.32, n.5, p. 2209-2214, 2008.

OLIVEIRA, L. B. Determinação da macro e microporosidade pela "mesa de tensão" em amostras de solo com estrutura indeformada. Pesquisa Agropecuária Brasileira. Recife, V.3, p.197-200, 1968.

SOUZA, Z.M.; JÚNIOR, J.M.; COOPER, M.; PEREIRA, G.T. Micromorfologia do solo e sua relação com atributos físicos e hídricos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.41, n. 3, p. 487-492, 2006.

STAKMAN, W.P.; VALK, G.A. & van der HARST, G.G. Determination of moisture retention curves. I. Sandbox apparatus, range pF 0 and 2.7 3.ed. Wageningen, Institute for Land and Water Management Research, 1969.

TAVARES, M.H.F.; FELICIANO, J.J.S. & VAZ, C.M.P. Análise comparativa de métodos para determinação da curva de retenção de água em solos. Irriga, v.13, p.517-524, 2008.

TOWNEND, J.; REEVE, M.J. & CARTER, A. Water release characteristic In: SMITH, K.A., ed. Soil and environmental analysis: Physical methods. 2.ed. New York, Marcel Dekker Incorporated, p.95-140, 2000.

Publicado
2014-02-04
Seção
Nota Técnica