Balanço eletrolítico em raçíµes para suínos em crescimento

  • Leonardo da Silva Fonseca
  • Rony Antonio Ferreira
  • Aldrin Vieira Pires
  • Pedro Ivo Sodré Amaral
  • Gustavo Henrique Campos de Souza
  • Sicília Avelar Gonçalves

Resumo

 

 Realizou-se este trabalho com o objetivo de estudar os efeitos do balanço eletrolítico (BE) em rações para suínos em crescimento. Foram utilizados 30 leitões híbridos comerciais, com peso inicial 23,48 ± 1,68 kg e final de 55,98 ± 4,05 kg, distribuídos em delineamento experimental inteiramente casualisado, com cinco tratamentos (100, 150, 200, 250 e 300 mEq por kg-1) e três repetições, sendo a unidade experimental composta por um macho e uma fêmea, na baia. Para correção do BE, foram incluídos bicarbonato de sódio e/ou cloreto de cálcio. A temperatura observada foi 25,9 ± 1,5 °C, com umidade relativa de 78,5 ± 11,2%, temperatura de globo negro 26,1 ± 2,6 °C e índice de temperatura de globo e umidade calculados em 75,0 ± 2,7. O BE não influenciou o consumo de ração, o ganho de peso e a conversão alimentar dos suínos; no entanto, promoveu alterações na consistência física das fezes para as caracterizadas como pastosas e diarreicas, em que o BE de 250 mEq por kg-1 apresentou fezes mais diarreicas e o BE de 200 mEq por kg-1 apresentou fezes mais pastosas, podendo determinada alteração interferir na absorção de nutriente ou até mesmo no estado sanitário dos animais. Não houve efeito do BE nas temperaturas retal e superficial, na frequência respiratória e nos níveis de cloro, sódio e potássio no sangue. A correção do BE da ração não influencia o desempenho, mas promove alterações na consistência das fezes quando se usam rações de BE na faixa 100 a 300 mEq por kg-1, faixa na qual se encontra o BE de rações práticas e daquelas com teores reduzidos de proteína bruta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo da Silva Fonseca
Zootecnista pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atuando na área de produção de monogástricos, especificamente Suinocultura. Atualmente doutorando em zootecnia pela UFLA, atuando na nutrição de suínos.
Rony Antonio Ferreira
Técnico em Agropecuária (IFET-Sul de Minas- Muzambinho, 1988). Possui graduação em Zootecnia pela UFLA (1996), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Zootecnia pela UFV. Foi professor visitande da UESB em Itapetinga, BA (2002-2003). Foi professor associado na UENF em Campos, RJ (2003-2006) e professor na UNIFENAS, Alfenas, MG (2007). Em 2007 foi admitido como professor adjunto da UFVJM em Diamantina, MG., onde atuou como Coordenador do Programa de Pós Graduação em Zootecnia (PPGZOO) de agosto de 2009 a julho de 2011. Atualmente é docente da Universidade Federal de Lavras (UFLA) lotado no Departamento de Zootecnia. Desenvolve seus estudos nas áreas de Suinocultura e Bioclimatologia Animal. Contato: (35) 3829 5289 rony@dzo.ufla.br
Aldrin Vieira Pires
Aldrin possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atualmente é consultor ad hoc da Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science, do Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira, da Revista Ciência e Agrotecnologia, da Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, da Revista Acta Scientiarum (Animal Sciences) e da Revista Formação e Informação em Zootecnia. É professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, na área de Melhoramento Animal. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento animal, avaliação genética e genética molecular.
Pedro Ivo Sodré Amaral
Graduado em Zootecnia, pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, mestre em Produção Animal, na linha de pesquisa de nutrição e produção de monogástricos. Envolvido em projetos na área de ambiência e bem estar animal, principalmente com suínos. Atualmente doutorando em Engenharia Agrícola na UFLA.
Gustavo Henrique Campos de Souza
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009) . Tem experiência na área de Zootecnia.
Sicília Avelar Gonçalves
Zootecnista pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Mestranda em Zootecnia também pela UFVJM. Atua na área de Ambiência, Bem estar e Comportamento animal.
Publicado
2012-07-27
Seção
Artigos Científicos

Artigos mais lidos do (s) mesmo (s) autor (es)