Cultivo de Sesbania virgata (Cav. Pers) em diferentes substratos

  • Lusiene Barbosa Sousa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rafaela Simão Abrahão Nóbrega Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • José Ferreira Lustosa Filho Universidade Federal de Lavras
  • Sarah Priscilla do Nascimento Amorim Universidade Federal do Piauí
  • Linnajara de Vasconcelos Martins Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Júlio César Azevedo Nóbrega Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

O substrato é um dos fatores que exerce influência no desenvolvimento das mudas de espécies florestais. Inúmeros resíduos industriais e urbanos podem ser utilizados como fonte de nutrientes visando contribuir para a redução dos custos de produção de mudas e também podem ser uma saída para reduzir ou solucionar problemas ambientais. Objetivou‑se avaliar a porcentagem e velocidade de emergência e o crescimento inicial de Sesbania virgata cultivada em substratos constituídos de diferentes resíduos orgânicos acrescidos de amostras de horizonte B de um Latossolo Amarelo. Os tratamentos foram constituídos das seguintes proporções: (v/v) de três resíduos (bagana de carnaúba, composto orgânico e palha de arroz): solo: 0:100; 20:80; 40:60; 60:40; 80:20, dispostos em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial (3 × 5), com 10 repetições. Foram avaliadas a porcentagem e a velocidade de emergência, variáveis relacionadas ao crescimento das plantas, suas relações, e o índice de qualidade de Dickson. As mudas de Sesbania virgata são responsivas à adição de resíduos orgânicos ao substrato constituído de amostras de subsolo, sendo que as melhores respostas foram obtidas quando se utilizou composto orgânico. A adição de palha de arroz ao substrato reduziu a porcentagem de emergência e o índice de velocidade de emergência das mudas de Sesbania virgata. As mudas cultivadas com os substratos constituídos de composto orgânico na proporção 88,48: 11,52 (composto orgânico:solo) apresentam maior índice de qualidade de Dickson, sendo, portanto, esta a proporção recomendada para a produção de mudas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lusiene Barbosa Sousa, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí, no ano de 2007, mestrado em solos e nutrição de plantas pela Universidade Federal do Piauí-2011, Doutoranda em Ciência do solo-Universidade Federal rural de Pernambco (Conceito 5). Atua principalmente nas seguintes áreas: fertilidade, manejo e conservação do solo, irrigação, drenagem, melhoramento do feijão caupi, apicultura, fruticultura, cana-de-açúcar, produção de mudas de espécies florestais, microbiologia e Bioquímica do solo, reciclagem de resíduos e microrganismos como indicadores de impactos ambientais
Rafaela Simão Abrahão Nóbrega, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Formou-se em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2000), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2002) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas), pela Universidade Federal de Lavras (2006). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo e Microbiologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: isolamento, caracterização e diversidade de bactérias diazotróficas, fixação biológica de nitrogênio, seleção de inoculantes para leguminosas de interesse zoo técnico e agrícola, micorrizas, produção de mudas de espécies arbóreas, reciclagem de resíduos e microrganismos como indicadores de impactos ambientais. Atuou por seis anos como professora da Universidade Federal do Piauí/Campus Professora Cinobelina Elvas, onde coordenou o laboratório de Biociência, além de ter integrado o corpo docente permanente dos programas de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas e Fitotecnia. Em 2013 passou a integrar o corpo docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e é docente permanente do programa de pós-graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas.
José Ferreira Lustosa Filho, Universidade Federal de Lavras
Possui graduação no curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí em 2012. Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é doutorando em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi Bolsista de iniciação de 2009 a 2012. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fertilidade do solo, atuando nos seguintes temas: frações de fósforo, sistemas de manejo do solo e atributos químicos e microbiológicos do solo
Sarah Priscilla do Nascimento Amorim, Universidade Federal do Piauí
Graduanda em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí - Campus Professora Cinobelina Elvas em Bom Jesus ( conceito CAPES 4). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de mudas, substratos, resíduos orgânicos, fertilidade e tabebuia serratifolia
Linnajara de Vasconcelos Martins Ferreira, Universidade Federal de Lavras
Possui graduação em Engenharia agronômica pela Universidade Federal do Piauí (2011). mestre em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal do Piauí (2013). Atualmente é doutoranda em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras. Bolsista CAPES. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: fixação biológica de nitrogênio, leguminosas., inoculação, vigna unguiculata e bradyrhizobium
Júlio César Azevedo Nóbrega, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (1999) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (2005). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Entre novembro de 2005 e junho de 2014 foi professor da UFPI, onde foi Coordenador do projeto de criação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas da UFPI e Coordenador do Curso pelo período 11/2008 à 11/2012; líder do grupo de pesquisa - Solos, Produção Vegetal e Qualidade Ambiental na Região dos Cerrados; e Coordenador do Centro de Análises de Solo, Água, Plantas e Corretivos do CPCE/UFPI. Atualmente é docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia - Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas e Mestrado em Fitotecnia da UFPI e do curso de graduação em Agronomia da UFRB. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Pedologia; Física, Manejo e Conservação do Solo e da Água; Fertilidade e Poluição do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: atributos físico, químico e biológico indicadores da qualidade do solo; sistemas de manejo do solo e da fertilidade; poluição do solo por resíduos de pesticidas e metais pesados; planejamento conservacionista visando a recuperação de áreas degradadas

Referências

ARAÚJO, A.P.; SOBRINHO, S. P. Germinação e produção de mudas de tamboril (Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong) em diferentes substratos. Revista Árvore, v.35, n.3, p.581-588, 2011.

ALERI, S. V.; CORRADINI, L. Fertilização em viveiros para a produção de mudas de Eucalyptus e Pinus. In: Gonçalves J. L. M, Benedetti V, editors. Nutrição e fertilização florestal. Piracicaba: Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais; 2005. p. 167-190.

CALDEIRA, M. V. W.; SCHUMACHER, M. V.; BARICHELLO. L. R.; VOGEL, H. L. M.; OLIVEIRA, L.S. Crescimento de mudas de Eucalyptus salignaSmith em função de diferentes doses de vermicomposto. Revista Floresta v. 28, p.19-30, 2000.

CALDEIRA, M. V. W.; ROSA, G. N. da.; FENILLI, T. A. B.; HARBS, R. M. P. Composto orgânico na produção de mudas de aroeira-vermelha. Scientia Agrária, v.9, n.1, p.27-33, 2008.

CALDEIRA, M. V. W.; ROSAPERONI, L.; GOMES, D. R.; DELARMELINA, W. M. TRAZZI, P.A. Diferentes proporções de biossólido na composição de substratos para a produção de mudas de timbó (Ateleia glazioveana Baill). Scientia Forestalis, v.40, n.93, p.15-22, 2012.

COUTINHO, M. P.; CARNEIRO, J. G. A.; BARROSO, D. G.; RODRIGUES, L. A.; SIQUEIRA, J. Substrato de cavas de extração de argila enriquecido com subprodutos agroindustriais e urbanos para produção de mudas de sesbânia. Revista Árvore, v.30, n.1, p.147-153, 2006.

DELARMELINA, W. M.; CALDEIRA, M. V. W.; FARIA, J. C. T.; GONÇALVES, E.O.; Rocha, F.L.F. Diferentes substratos na produção de mudas de Sesbania virgata (Cav.) Pers. Floresta e Ambiente, v.21, n.2, p. 224-233, 2014.

DICKSON, A.; LEAF, A. L.; HOSNER, J. F. Quality appraisal of white spruce and white pine seedling stock in nurseries. The Forestry Chronicle, v.36, n.1, p.10-13, 1960.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Manual de métodos de análise de solo. 2.ed. Rio de Janeiro, Centro Nacional de Pesquisa de Solos, 1997. 212p.

FERREIRA, D. F. SISVAR software: versão 5.1. Lavras: DEX/UFLA, 2011. Software.

FLORENTINO, L. A.; GUIMARÃES, A. P.; RUFINI, M.; SILVA, K.; MOREIRA, F. M. S. Sesbania virgata stimulates the occurrence of its microsymbiont in soils but does not inhibit microsymbionts of other species. Scientia Agrícola, v.66, p.667-676, 2009.

FLORENTINO, L. A.; MOREIRA, F. M. S. Características simbióticas e fenotípicas de Azorhizobium doebereinerae, microssimbiote de Sesbania virgata. Revista Árvore, v.33, p.215-226, 2009.

FONSECA, E. P.; VALÉRI, S. V.; MIGLIORANZA, E.; FONSECA, N. A. N.; COUTO, L. Padrão de qualidade de mudas de Trema micrantha (l.) blume, produzidas sob diferentes períodos de sombreamento. Revista Árvore, v.26, n.4, p.515-523, 2002.

GRAVE, F.; FRANCO, E. T. H.; PACHECO, J. P.; SANTOS, S. R. Crescimento de plantas jovens de açoita-cavalo em quatro diferentes substratos. Ciência Florestal, v.17, n.4, p.289-298, 2007.

MACEDO, A. C. de.; ROSA, Y. B. C. J.; ROSA JUNIOR, E. J.; SCALON, S. P. Q.; TATARA, M. B. Produção de mudas de ipê-branco em diferentes substratos. Cerne, v.17, n.1, p.95-102, 2011.

MAGUIRE, J. D. Speed of germination aid in selection aid evolution for sudling emergence and vigor. Crop Science, v.2, n.2, p.176-177, 1962.

NÓBREGA, R. S. A.; FERREIRA, P. A. A.; SANTOS, J.G.D.; VILAS BOAS, R. C. V.; NÓBREGA, J. C. S.; MOREIRA, F. M. S. Substratos para o crescimento de mudas de Trema micrantha (l.) blumes. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, v.5, n.3, p.392-397, 2010.

NÓBREGA, R. S. A.; PAULA, A. M.; BOAS, R. C. V.; NÓBREGA, J. C. A.; MOREIRA, F. M. S. Parâmetros morfológicos de mudas de Sesbania virgata (caz.) Pers e de Anadenanthera peregrina (L.) cultivadas em substrato fertilizado com composto de lixo urbano. Revista Árvore, v.32, n.3, p.597-607, 2008.

OLIVEIRA, R. N.; LIMA, J. S. S.; SILVA, S. A.; MARTINS FILHO, S. Produção de mudas de essências florestais em diferentes substratos e acompanhamento do desenvolvimento em campo. Ciência e Agrotecnologia, v.32, n.1, p.122-128, 2008.

RESENDE, A.V.; FURTINI NETO, A. E.; MUNIZ, J. A.; CURI, N.; FAQUIN, V. Crescimento inicial de espécies florestais de diferentes grupos sucessionais em resposta a doses de fósforo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 34, n. 11, p. 2071-2081, 1999.

SAIDELLES, F. L. F.; CALDEIRA, M.V.W.; SCHIMER, W. N.; SPERANDIO, H. V. Casca de arroz carbonizada como substrato para produção de mudas de tamboril-da-mata e garapeira. Semina: Ciências Agrárias, v.30, n.1, p.1173-1186, 2009.

SANTOS, J. C. F.; SOUZA, I. F.; MENDES, A. N. G.; MORAIS, A. R.; CONCEIÇÃO, H. E. O.; MARINHO, J. T. S. Efeito de extratos de cascas de café e de arroz na emergência e no crescimento do caruru-de-mancha. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.37, n.6, p. 783-790, 2002.

SCALON, S.P.Q.; MUSSURY, R.M.; GOMES, A. A.; SILVA, K. A.; WATHIER, F.; FILHO, H. S. germinação e crescimento inicial da muda de orelha-de-macaco [Enterolobium contortisiliqunn (Vell.) Morong]: efeito de tratamentos químicos e luminosidade. Revista Árvore, v.30, n.4, p.529-536, 2006.

SOBRINHO, S. P.; LUZ, P. B. da.; SILVEIRA, T. L. S.; RAMOS, D. T.; NEVES, L. G.; BARELLI, M.A.A. Substratos na produção de mudas de três espécies arbóreas do cerrado. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, v.5, n.2, p.238-243, 2010.

SOUSA, W. C. E.; NÓBREGA, R. S. A.; NÓBREGA, J. C. A.; BRITO, D. R. S.; MOREIRA, F. M. S. Fontes de nitrogênio e caule decomposto de Mauritia flexuosa na nodulação e crescimento de Enterolobium contortsiliquum. Revista Árvore, v. 37, p. 969-979, 2013.

Publicado
2016-01-06
Seção
Artigos Científicos