CLASSIFICAÇÃO MULTIVARIADA DE COMUNIDADES DE PLANTAS INVASORAS EM ECOSSISTEMAS DE PASTAGENS CULTIVADAS NA REGIÃO NORDESTE PARAENSE
Resumo
O trabalho teve como objetivo classificar as espécies componentes das comunidades de invasoras em grupos homogêneos visando estabelecer estratégias de manejo e controle dessas espécies em ecossistemas de pastagens cultivadas regionais. Foram realizadas 36 amostragens sistemáticas em ecossistemas de pastagens de Brachiaria humidicola e Brachiaria brizantha durante o ano de 1999, períodos chuvoso e seco, em fazendas representativas das regiões de Castanhal, Terra Alta e Paragominas. Foram avaliadas a composição florística e estimados os parâmetros fitossociológicos das comunidades de invasoras. Utilizaram-se metodologias multivariadas de ordenamento-analise de agrupamento-analise discriminante, em forma seqüencial, para a classificação multivariadas das comunidades estudadas. Os procedimentos de análise multivariada foram efetuados utilizando-se o sistema SAS. Os resultados encontrados permitem formular os seguintes padrões de arranjo fitossociológicos de espécies invasoras: grupo I, constituído por espécies de alta importância fitossociológica, com altas freqüências, dominâncias e densidades, padrão de distribuição espacial agrupado, em geral de ciclo perene, hábito de crescimento arbustivo e subarbustivo, consistência lenhosa, reprodução por sementes e brotações de tocos e raízes, apresentando elevada importância em termos de manejo e controle; grupo II, formado por espécies de média importância fitossociológica, em geral de ciclo anual e perene, hábito de crescimento subarbustivo, consistência herbácea e lenhosa, reprodução por sementes e brotações de tocos e raízes, apresentando media importância em termos de manejo e controle; e grupo HI, constituído por espécies classificadas em outros grupos homogêneos, apresentando respostas fitossociológicas menos significativas, padrão de distribuição espacial aleatório e uniforme, em geral com menor importância em termos de manejo e controle nos ecossistemas estudados.Downloads
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