Qualidade fisiológica das sementes de crambe submetidas a diferentes condições de secagem

  • Lilian Moreira Costa Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, Go.
  • Osvaldo Resende Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, Go.
  • Douglas Nascimento Gonçalves Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, Go.
  • Kelly Aparecida Sousa Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, Go.

Resumo

 Há um consenso generalizado sobre o fato de que a secagem inadequada é a principal causa da deterioração da semente. Desse modo, se houver negligência na secagem da semente, o esforço despendido em estudos de melhoramento genético, fitotécnicos e de zoneamento edafoclimático poderá ser comprometido. Assim, objetivou-se com este trabalho analisar a qualidade fisiológica das sementes de crambe submetidas à secagem em diversas condições de ar. Foram utilizados frutos de crambe cv FMS Brilhante, no Campo Experimental IF Goiano, campus de Rio Verde. Os frutos de crambe foram colhidos manualmente com teor de água de 27,0 ± 1,0 (% b.u) e secos até o teor de 7,0 ± 1,3 (% b.u.) nas temperaturas de 35, 45, 60, 75 e 90 °C e umidades relativas de 20,9, 8,7, 6,8, 4,8 e 2,3%, respectivamente. A qualidade das sementes foi avaliada pela porcentagem de germinação, pelo índice de velocidade de germinação, pela emergência em campo, pelo índice de emergência e pela condutividade elétrica. Conclui-se que o tempo de secagem dos frutos de crambe foi reduzido com o aumento da temperatura e que a qualidade fisiológica das sementes do crambe foi influenciada negativamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Moreira Costa, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, Go.
Graduada em Tecnologia em Produção de Grãos (2007) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde - GO CEFET-RV . Mestre em Ciências Agrárias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Câmpus Rio Verde GO ( IF Goiano-Câmpus Rio Verde). Graduanda em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Câmpus Rio Verde GO ( IF Goiano-Câmpus Rio Verde). Participa de Pesquisas: em "Pós-colheita de produtos agrícolas e de plantas do Bioma Cerrado" com ênfase em: armazenamento, secagem e estudo da higroscopicidade, no IF Goiano-Cãmpus Rio Verde - GO.
Osvaldo Resende, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, Go.
Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2000), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2003) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é Revisor Técnico de diversos periódicos científicos; e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano - Campus Rio Verde). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias - Agronomia entre 2012 e 2013. É Coordenador de Pós-Graduação do IF Goiano - Câmpus Rio Verde. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Armazenamento de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades físicas, armazenamento, secagem e qualidade de grãos.
Douglas Nascimento Gonçalves, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, Go.
Graduando de Agronomia pelo IFGoiano-Câmpus Rio Verde-Go, atuando principalmente nos seguintes temas: crambe abyssinica, oleaginosa, temperatura, germinação e secagem.
Kelly Aparecida Sousa, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, Go.
Graduada em Tecnologia em Produção de Grãos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde- GO (Atual IFGoiano Campus Rio Verde-GO)(2008) com experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola - controle biológico) . Mestre em Ciências Ágrarias (IFGoiano Campus Rio Verde) atuando na área de Pós-Colheita de produtos vegetais com ênfase em Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: armazenamento, secagem, modelagem matemática da secagem e equilíbrio higroscopico, propriedades termodinâmicas e físicas de grãos e qualidade Pós-Colheita. Doutora em Ciências Ágrarias-Agronomia (IFGoiano Campus Rio Verde) atuando nas aréas Pós-Colheita de produtos vegetais com ênfase em Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas e plantas nativas do Cerrado Brasileiro, atuando principalmente nos seguintes temas: armazenamento, secagem, modelagem matemática da secagem e equilíbrio higroscopico, propriedades termodinâmicas, físicas e mecânicas.
Publicado
2018-02-20
Seção
Artigos Científicos