DINÂMICA DA COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA APÓS A COLHEITA DE MADEIRA EM UMA ÁREA DE TERRA FIRME NA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJOS (PA)

  • Dulce Helena Martins Costa
  • João Olegario Pereira Carvalho Universidade Federal Rural da Amazônia, PROPED. Av. Presidente Tancredo Neves, 2501 Montese 66077-530 - Belem, PA - Brasil
  • Jose Natalino Macedo Silva

Resumo

Avaliou-se a dinâmica da composição florística em uma floresta explorada na Floresta Nacional do Tapajós, na Amazônia brasileira. As árvores foram distribuídas em estratos: estrato 1 (15 cm DAP (diâmetro a 1,30m do solo) < 45cm), estrato 2 (45 cm 5 DAP <75 cm) e estrato 3 (DAP 75cm). Antes da exploração havia 136 espécies distribuídas em 36 famílias botânicas e 96 gêneros. A exploração causou grandes mudanças na composição florística, principalmente em relação as arvores com DAP > 45cm. O numero de espécies esta crescendo gradualmente, porem ainda não atingiu a diversidade original. As famílias Leguminosae, Moraceae, Euphorbiaceae e Lecythidaceae resistiram à exploração, mantendo grande numero de espécies com a possibilidade de manter também a sua importância na diversidade florística da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-03-07
Seção
Artigos Científicos