PARÂMETROS MICROCLIMíTICOS AVALIADOS EM DIFERENTES ARQUITETURAS DE AMBIENTE PROTEGIDO, COM E SEM NEBULIZAcA0 EM CULTIVO DE COUVE-FLOR (Brassica oleraceae var. Botritis), SOB CONDIÇÕES CLIMíTICAS DE BELEM (PA)

  • Walter Vellasco Duarte Silvestre
  • Benedito Gomes dos Santos Filho
  • Manfred Willy Muller
  • Dora Suely Barbosa dos Santos

Resumo

 

 

Neste trabalho objetivou- se estudar variáveis microclimáticas como: temperatura do ar (°C), umidade relativa do ar (%) e deficit de saturação de vapor em (K pa.), em diferentes modelos de estrutura de ambiente protegido associado ou não a sistema de nebulização, onde foi cultivado couve-flor c.v. Sol de verso. 0 experimento foi conduzido na Universidade Federal Rural da Amazônia, localizada no município de Belem-Pa, que apresenta uma altitude de 9m, latitude 1° 28' S e 48° 30' Wr, no período de novembro a fevereiro /2000. 0 delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro repetições. As condições microclimáticas diferiram em função do modelo arquitetônico. Nas horas mais quentes do dia, os ambientes LCN e ACN apresentaram temperaturas mais baixas em ate 4,5°C quando comparadas com os outros tratamentos sem nebulização não diferindo estatisticamente entre si . Os ambientes com nebulização apresentaram os menores déficits de saturação de vapor. As plantas cultivadas no ambiente LCN apresentaram maior percentagem de floração, major peso médio de cabeça e consequentemente a maior produtividade, diferindo de todos os demais tratamentos. As plantas cultivadas no ambiente Test. apresentaram menor peso médio de cabeça, proporcionando produtividade bem inferior a todos os outros.

 

Neste trabalho objetivou- se estudar variáveis microclimáticas como: temperatura do ar (°C), umidade relativa do ar (%) e déficit de saturação de vapor em (K pa.), em diferentes modelos de estrutura de ambiente protegido associado ou não a sistema de nebulização, onde foi cultivado couve-flor c.v. Sol de verso. 0 experimento foi conduzido na Universidade Federal Rural da Amazônia, localizada no município de Belém Pa, que apresenta uma altitude de 9m, latitude 1° 28' S e 48° 30' Wr, no period° de novembro a fevereiro /2000. 0 delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro repetições. As condições microclimáticas diferiram em função do modelo arquitetônico. Nas horas mais quentes do dia, os ambientes LCN e ACN apresentaram temperaturas mais baixas em ate 4,5°C quando comparadas com os outros tratamentos sem nebulização não diferindo estatisticamente entre si. Os ambientes com nebulização apresentaram os menores déficits de saturação de vapor. As plantas cultivadas no ambiente LCN apresentaram maior percentagem de floração, major peso médio de cabeça e consequentemente a maior produtividade, diferindo de todos os demais tratamentos. As plantas cultivadas no ambiente Test. apresentaram menor peso médio de cabeça, proporcionando produtividade bem inferior a todos os outros.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-05-18
Seção
Artigos Científicos

Artigos mais lidos do (s) mesmo (s) autor (es)