Poder de mercado e desenvolvimento de novas cultivares de soja transgênicas e convencionais: análise da experiência brasileira

  • Nilson Luiz Costa
  • Antônio Cordeiro de Santana

Resumo

 

 Nos últimos anos, os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação revolucionaram a produção de soja no Brasil. No segmento de biotecnologia, destaca-se o desenvolvimento de novas cultivares com características adaptadas às diferentes condições edafoclimáticas e, em muitos casos, transgênicas resistentes ao herbicida glifosato. Entretanto, proporcionou-se a um número restrito de empresas, que detém o direito de propriedade industrial sobre essas inovações, o domínio do mercado. Neste contexto, o objetivo deste artigo foi analisar o poder de monopólio existente no segmento de desenvolvimento de sementes de soja, transgênicas e convencionais, no Brasil. Para tanto, foram calculados o market share e o Índice de Herfindahl-Hirschman das inovações em biotecnologia a partir dos direitos de propriedade por cultivar, consolidados na base de dados do Registro Nacional de Cultivares. A análise demonstrou que a concentração é baixa, com tendência de aumento da concorrência, para o segmento de sementes convencionais. Diferentemente, no segmento de sementes transgênicas, os níveis de concentração são elevados e a tendência é que permaneçam assim, pois a entrada de novas empresas neste mercado requer elevado desenvolvimento tecnológico e disponibilidade de capital. Nesta conjuntura, resguardada por barreiras à entrada, a concentração possibilita que as empresas dominantes aumentem o preço da semente ou a cobrança de royalties, de forma unilateral e na proporção que acharem conveniente, o que pode, em médio e longo prazo, resultar prejuízo financeiro para os produtores rurais de soja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilson Luiz Costa
Economista, Especialista em Comércio Exterior, M.Sc. em Planejamento do Desenvolvimento, Doutorando em Ciências Agrárias e docente da Universidade Federal de Santa Maria.
Antônio Cordeiro de Santana
Engenheiro Agrônomo, D.Sc. em Economia Rural. Professor Associado da UFRA
Publicado
2013-03-12
Seção
Artigos Científicos

Artigos mais lidos do (s) mesmo (s) autor (es)