COMPORTAMENTO POPULACIONAL DE CUPIÚBA (Goupia glabra Aubl.) EM FLORESTA DE TERRA FIRME NA FAZENDA RIO CAPIM, PARAGOMINAS (PA)

  • Eliana Harumi Hirai
  • João Olegário Pereira de Carvalho
  • Klewton Adriano Oliveira Pinheiro

Resumo

Goupia glabra Aublet, popularmente conhecida como cupiúba, é uma espécie arbórea da família Celastraceae. Possui árvores de grande porte, podendo muitas vezes ocupar a posição de dossel superior em florestas primárias. É uma espécie de grande importância econômica para a região onde ocorre e para o país, sendo comercializada, inclusive, no mercado internacional, devido seus diversos usos e características peculiares. O presente estudo cruza conhecimentos de botânica, ecologia e importância comercial da espécie com informações do comportamento estrutural da cupiúba, a fim

de facilitar ações de bom manejo silvicultural, inclusive juntamente com outras espécies que compõe a comunidade na área estudada e na região. Em 84 ha de floresta natural densa de terra firme, na Fazenda Rio Capim, de propriedade da Cikel Brasil Verde S. A., no município de Paragominas (PA), Goupia glabra foi uma das espécies mais representativas quanto ao seu grupo na estrutura florestal, sendo de grande importância ecológica naquela área. Considerando as árvores com diâmetro acima de 45 cm, a espécie apresenta abundância de 0,81 árvore/ha, freqüência de 100%, com área basal de 0,41 m2/ha, volume de 2,58 m3/ha, distribuição diamétrica em todas as classes de árvores, de 45 cm até 144 cm, e qualidade de fuste bem representativa para comercialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-05-09
Seção
Artigos Científicos

Artigos mais lidos do (s) mesmo (s) autor (es)