Pescadores artesanais do reservatório da usina hidrelétrica de Tucuruí (Pará, Brasil)

  • Israel Hidenburgo Aniceto Cintra
  • Maria Cristina Alves Maneschy
  • Anastácio Afonso Juras
  • Rafaella do Socorro Nunes Mourão
  • Masayoshi Ogawa

Resumo

Neste estudo busca-se caracterizar os pescadores que atuam na pesca artesanal no reservatório de Tucuruí e levantar suas percepções acerca do estado dos recursos pesqueiros na área. Os dados foram coletados nos meses de junho, agosto e setembro de 2006, nos municípios de integração do reservatório. É dada ênfase ao local de nascimento, estado civil, número de dependentes, estrutura etária, escolaridade, tempo de atividade, profissão anterior e às causas da redução da produção de peixes. Constatou-se: forte proporção de migrantes (45%); destes, a maioria proveniente do Nordeste brasileiro, com destaque para o Estado do Maranhão, que representava 27% do total de pescadores; as pescarias eram principalmente praticadas por homens (68%), que viviam maritalmente (74%), com idade média de 37 anos e com 3 a 4 filhos em média; o nível de escolaridade era baixo e 41% dos pescadores nunca haviam exercido outra atividade além da pesca. Quanto ao tempo de atuação na pesca, um grupo atuava há mais de 20 anos (28%) e outro, majoritário, há menos de 19 anos (72%). Contudo, as percepções correntes entre os entrevistados eram de que os estoques de peixes de interesse comercial estavam em declínio, o que justifica a realização de estudos para subsidiar sua gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Hidenburgo Aniceto Cintra
Possui graduação em Engenharia de Pesca (1988); mestrado em Engenharia de Pesca (1996) e doutorado em Engenharia de Pesca (2009) pela Universidade Federal do Ceará. É professor da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Dinâmica Populacional de Crustáceos e Ciência e Tecnologia do Pescado, atuando principalmente nos seguintes temas: programa revizee, lagosta, caranguejo-uçá, UHE Tucuruí, camarão-rosa e pesca industrial e artesanal. 
Maria Cristina Alves Maneschy

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1980), com mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela UFPA (1988) e doutorado em Sociologia - Université Toulouse Le Mirail, França (1993). Atualmente é professora adjunto da UFPA, vinculada ao Departamento de Sociologia, onde leciona nos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais. É professora no Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental da UFPA. Foi vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Sociologia da UFPA, de 2002 a 2004 e diretora do Departamento de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação dessa Universidade, de 1997 a 2000. Tem desenvolvido pesquisas sobre comunidades pesqueiras artesanais, com ênfase nas estratégias de trabalho em relação aos condicionantes ambientais, divisão sexual do trabalho e relações de gênero e formação de organizações sociais em comunidades pesqueiras. Coordena o Grupo de Pesquisa Produção Familiar Rural na Amazônia Oriental. É membro do ICSF - International Collective in Support of Fishworkers, rede de pesquisadores, técnicos, professores e ativistas comunitários envolvidos com questões de interesse dos trabalhadores da pesca, inscrita na lista de ONGs internacionais da Organização Internacional do Trabalho e reconhecida pela FAO. Participa, tambem, do Grupo de Pesquisa Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero, da UFPA.

Anastácio Afonso Juras
Graduado em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1975), Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1980) e Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é analista de meio ambiente - Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aquática, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo da reprodução, alimentação, crescimento e migração de peixes marinhos e de água doce. Realiza estudos de Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) na área de energia (geração e transmissão). Auditor de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) em energia e meio ambiente. Atua também em estudos de pesca extrativista em rios e reservatórios, e estudos de sustentabilidade ambiental. Atuação em estudos de bioacumulação de metais pesados e biocidas no biota aquático.
Rafaella do Socorro Nunes Mourão
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2005) . Atualmente é aluna do mestrado em aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais da Universidade Federal Rural da Amazônia - Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Tem experiência na área de Biologia Geral.
Masayoshi Ogawa
possui graduação em Bachelor Of Fisheries Science pelo Tokyo University Of Fisheries (1967) , mestrado em Engenharia de Pesca pelo Tokyo University Of Fisheries (1981) , doutorado em Engenharia de Pesca pela College Of Agriculture And Veterinary Medicine Of Nihon University (1985) , pós-doutorado pela University Of Tokyo (1989) e pós-doutorado pela University Of Tokyo (1994) . Atualmente é PROFESSOR TITULAR - DEDICAÇÃO EXCLUSIVA da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca , com ênfase em Recursos Pesqueiros Marinhos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Lagosta, Melanosis, Barriga preta, Inibição.
Publicado
2011-08-19
Seção
Artigos Científicos